terça-feira, 11 de agosto de 2009

Economia e sustentabilidade na Morar Mais por Menos BH

As designers de interiores Daniele Goulart e Márcia Sepulveda criaram este ambiente para integrar toda a família depois da escola ou do trabalho. Para isso, o ambiente é multiuso, com frigobar e até um fogão na bancada de vidro. A estante, desenhada pelas profissionais, é feita de MDF e abriga as peças de decoração.
Neste ousado projeto dos arquitetos Gabriel Marinho e Lucas Golvea, as linhas simples e limpas propõem um ambiente bastante clean e masculino. A parede é revestida com pastilhas pretas da linha Cristal e porcelanato Newspaper, da Colormix.
A consciência ecológica foi a preocupação das designers de interiores Norma Souza, Patrícia Fiúza e Betinha Crego para criar esta varanda. Os acabamentos existentes nas colunas foram mantidos e na sanca original foram usadas lâmpadas fluorescentes. O piso foi revestido com matéria-prima natural, o sisal.
A decoradora Maria Heliana Lourenço Machado propõe neste Alpendre fugir da correria das grandes cidades com um toque de poesia. Inspirada nas varandas antigas, ela combina flores, plantas, móveis confortáveis e cortinas para dar leveza ao ambiente e receber bem os visitantes.
Com inspiração no continente africano, a artista plástica Eliana Braga e a arquiteta Lênia Barbosa criaram este Afrobar cheio de referências a essa rica cultura. As palmeiras moldadas em ferro e os lustres, em chapa de ferro e tecido são criações de Eliana. Da África, vieram objetos como as máscaras decorativas, garimpadas na loja Boitatar.
Fugindo do tradicional, a arquiteta Letícia Oliveira Dias projetou a Cozinha Experimental para favorecer criações gastronômicas. Para compor um espaço aconchegante, reaproveitou móveis mineiros antigos e combinou com peças novas. A bancada abriga uma pequena horta. Rasgos de vidro foram formados no teto, permitindo a passagem de luz natural para clarear o ambiente.

Em um projeto feminino e moderno, as arquitetas Ana Karina Chaves, Ana Paula Loureiro Chaves e Klazina Norden elaboraram este banheiro em homenagem a poeta Cecília Meireles e a todas as mulheres. O teto recebeu papel de parede em tons de prata, combinando com o piso de cimento queimado.

Os profissionais Luiz Carlos Landin, Marlene Decicino, Poliana Bicalho e Tatiana Porto criaram o Espaço do Aconchego com materiais resistentes para receber o grande número de visitantes. Para cobrir as paredes, foram utilizados revestimento vinílico, da Vescon, painéis e cortinas de linho cru, da Persimax, e painel de madeira. O piso de cimento imita madeira e oferece praticidade.
Para compor o Terraço Gourmet, a arquiteta Flávia Prado combinou os principais gostos dos mineiros: cerveja, churrasco e samba. Uma grande bancada de alvenaria, recoberta de futons permite reunir muitos amigos para a diversão. De olho na sustentabilidade, toda a madeira utilizada é de demolição e os vidros são reaproveitados do cemitério de vidros.

Para o ateliê da estilista, as profissionais criaram um ambiente clean e funcional, com predomínio das linhas retas. Sustentável, a parede recebeu textura ecológica que reproduz o aspecto do granito, feita de materiais reaproveitados.

Para reunir os amigos e degustar um bom vinho, a arquiteta Izabel Félix criou esta Adega, aproveitando os nichos já existentes na casa. No piso, a arquiteta criou quadros com restos de marcenarias, preenchidos com folhas secas e palhas. As paredes receberam um painel composto por escultura vertical com folhas de uva, produzido por um artista plástico mineiro. Os pufes de madeira entalhada e as poltronas são da Maria Alice decorações.
Com objetivo de criar um espaço de lazer para a família, as arquitetas Carolina Pinhel e Nathalia Percope criaram esta Sala de Música. Em uma das paredes foram usadas telhas ecológicas como forma de revestimento com função decorativa e acústica. Os quadros homenageiam grandes nomes da música, como Elvis Presley, os Beatles e Carmem Miranda.
O quarto de casal para hóspedes, de Carla Fontoura e Jacqueline Melo, mostra que é possível ser sustentável e sofisticado ao mesmo tempo. Os tecidos utilizados no ambiente foram produzidos em teares manuais por artesãos de uma comunidade no interior de Minas Gerais. O processo de produção da lona que reveste a cabeceira de cama e a poltrona é todo feito de forma artesanal. As fibras são 100% de algodão reciclado com total reaproveitamento das sobras.

Para criar um clima que remeta às viagens, a arquiteta Ednei Aquino de Almeida usou um adesivo que cobre inteiramente uma das paredes deste quarto de hóspedes. A paisagem mostra um cenário urbano de Portugal, homenagem ao construtor da casa, o português Manuel Antonio de Carvalho. Algumas das soluções criativas são a luminária feita a partir de uma garrafa de licor e o pufe composto por câmaras de pneus.
O banheiro da profissional Marise Dutra de Moura Lima faz uma homenagem aos poetas Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Morais, exibindo trechos de poemas nas paredes. O piso Copacabana e as impressões de superfície com o contorno do Rio de Janeiro trazem um pouco do clima carioca ao ambiente.

O Terraço dos Quartos foi pensado pela profissional Christiana Gontijo como um local de descanso e encontro. O projeto prioriza materiais naturais, como o sisal no tapete, móveis de madeira certificada e tecido de linho ecológico. Os móveis são da linha Provence da Patra e da Casa Maia. Há ainda peças da designer mineira Márcia Selmi-Dei, que produz lustres, abajures e adornos feitos por jovens de comunidades carentes.

A designer Iara Serafim dos Santos concebeu o espaço para uma chef de cozinha moderna e dinâmica, que usa o escritório para suas inspirações gastronômicas. O destaque está no uso do papel de parede, com cores e texturas diferentes.
Inspiradas em uma mulher executiva com pouco tempo disponível, as profissionais Renata Raquel Ferreira e Rosemaire Naufel Schettino criaram uma cozinha moderna, arrojada e prática. Dentro do conceito de sustentabilidade, o porcelanato é feito com 20% de material reciclado, a horta foi executada com bambu e os armários feitos de MDF. O destaque fica por conta do painel de MDF revestido com grelhas de PVC pintadas com tinta spray preta.
O lavabo ambientado por Carlos Henrique Loyo traz elementos da construção civil para a decoração, utilizando peças, como a saboneteira feita de telha de alumínio e o suporte para toalha de tijolos de vidro. Para reproduzir o glamour da vida de celebridade, a parede recebeu mais de 500 cristais, colados um a um pelo próprio profissional.
A arquiteta Rosângela Brandão Mesquita inspirou-se no perfil de um publicitário para projetar este espaço, que favorece a criatividade. A ideia foi combinar peças antigas de coleção, como a Super Oito, com móveis contemporâneos, como a poltrona desenhada por Sergio Fahrer. O armário antigo recebeu revestimento de tecido com estampa de história em quadrinhos, conferindo irreverência ao projeto.

Para integrar este espaço de trabalho e lazer, as arquitetas Cintia Campos e Elisa Cordeiro combinaram peças de design contemporâneo e móveis de época. As cadeiras que já estavam na casa foram combinadas com os pufes da Tok & Stok e duas antigas malas de viagem transformaram-se em mesa de canto, dando suporte à gaiola criada pela artista plástica Ângela Pimentel. Destaque do ambiente, o painel foi criado com pedaços de papelão revestidos com sacos de linhaça e pano de chão.
Projetado pelas profissionais Estela Netto e Raquel Brum para oferecer conforto e relaxamento. O uso de espelhos amplia o ambiente e melhora o aproveitamento da luz, gerando economia de energia. O jardim vertical traz conforto ambiental, pois umidifica o espaço e confere leveza ao ambiente.
Inspiradas no estilo imponente da mansão e de seus elementos ornamentais, Ana Paula Gropen e Andréa Duarte criaram uma sala de jantar suntuosa, preservando a Santa Ceia esculpida e o piso parquê. O revestimento Stucky Oro usado nas paredes à base de cal é ecologicamente correto.
Com a idéia de dar apoio e suprir as necessidades do lavabo, as profissionais Malisa Caram e Marta Assunção de Almeida criaram este hall. A estante é feita em MDF branco e iluminada com luz dicróica, gelatina e luz fria. O criativo revestimento do teto foi criado com fios de cobre rígidos e flexíveis. Toda a madeira utilizada é de demolição, da loja Coliseu.
As arquitetas Natália Botelho e Paola Corteletti aproveitaram as louças originais e enobreceram o ambiente com papel de parede estampado, da Persiana e Cia. Destaque do espaço, os círculos vermelhos são feitos com sobras de marcenaria de MDF natural, recobertos com tinta acrílica.

Os arquitetos Almindo Ântônio da Silva Junior, Cláudia Tereza Pereira, Julyano Caldeira Pereira e Maria Teresa Silva Lopes, do IAB, encararam o desafio de ambientar a fachada desta mansão construída nos anos 50 e tombada pelo Patrimônio Histórico. A decisão de usar adesivos com textos de Camões, Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa levou em conta o destino que a casa terá: ela será sede de uma fundação cultural para a Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!